Municípios
Saiba como e quando acionar a Defesa Civil de Belém
Compartilhe:
De 1° de janeiro de 2021 a 20 de janeiro deste ano, a Defesa Civil Municipal realizou 140 vistorias em decorrência de emergências registradas via 190, para verificar riscos existentes em imóveis. O trabalho é feito em parceria com o Centro Integrado de Operações (Ciop) desde 2021, e a solicitação de vistoria é gratuita, e pode ser feita pelo site ou presencialmente.
O órgão deve ser acionado quando imóveis passam por alagamentos, inundações, ventanias ou casos de incêndio, fissuras ou rachaduras e risco de desabamento.
A Defesa Civil não emite auto de interdição, o trabalho do órgão é elaborar e entregar relatório de vistoria técnica aos proprietários de determinado imóvel, apontando problemas e sugerindo medidas para solucionar. Cabe ao proprietário dar continuidade ao processo para sanar os problemas apresentados.
O relatório é um dos requisitos para a inscrição nos programas de assistência social mantidos pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e pelo governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e Secretaria de Assistência Social Trabalho e Renda (Seaster).
Saiba quando acionar a Defesa Civil:
- Alagamento ou inundação;
- Incêndio;
- Fissuras e/ou rachaduras;
- Risco de desabamento;
- Vendaval.
Quem pode solicitar uma vistoria?
Todo cidadão que verificar uma situação de risco, seja ele um humano ou material, no imóvel pode solicitar uma vistoria da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Como solicitar uma vistoria técnica?
- Presencialmente na sede da Defesa Civil, na Aldeia Cabana na Av. Pedro Miranda s/n
- Pelo site através do formulário de solicitação
Em caso de emergências, ligue 190.
G1.globo.com